Muricy elogia Gabriel, volta de Patrick e comemora vitória: "Consistente"







Muricy Ramalho comemorou a estreia com vitória na Taça Guanabara – vitória por 1 a 0 (confira os melhores momentos no vídeo acima), gol de Emerson Sheik, de pênalti – citando a entrada de jogadores que, normalmente, vão ser reservas. Gabriel sofreu o pênalti e mostrou muita disposição em toda a partida, fazendo bons lances. Alan Patrick voltou após longo tratamento separado do restante do grupo e mostrou bom futebol também. Sempre lembrando da quantidade de viagens que a equipe é obrigada a fazer em 2016, o treinador ressaltou que a estratégia de fazer rodízio de jogadores, em algumas oportunidades, tem dado certo. 

- Estamos fazendo mudanças sempre que os fisiologistas, os médicos, dizem que tem algum risco do jogador machucar. Se tiver risco, a gente tira. E está dando certo. Investimos muito em recuperação e nessa tecnologia – disse Muricy Ramalho.

muricy (Foto: Raphael Zarko / GloboEsporte.com)Muricy, após a vitória sobre o Madureira (Foto: Raphael Zarko / GloboEsporte.com)
 
O treinador, aliás, antecipou que Ederson viaja para Aracaju, onde quer força máxima para enfrentar o Confiança, na quarta-feira, na estreia da Copa do Brasil, no estádio Batistão lotado. Muricy não quis falar em possibilidade de classificação antecipada, no caso do Flamengo vencer por dois gols de diferença. Lembrou que qualquer frase nesse sentido daria munição ao adversário. 

Com elogios a Gabriel, Alan Patrick e ao que chamou de time e jogo consistentes, o treinador projetou os próximos confrontos e afirmou que está tudo saindo conforme planejado na pré-temporada – rodízio em alguns jogos e o que for possível para evitar mais desgaste ainda com tantas viagens para jogar em 2016.
Confira as principais respostas de Muricy Ramalho:

Análise do jogo
Acho que no primeiro tempo não houve futebol. Não conseguimos jogar com esse campo cheio de água - ainda teve uma bola que acho que foi na trave, não sei. Mas foi só ligação direta, só chutão, desagradável até para quem está participando da partida. No segundo tempo, sim, o campo melhorou e melhoramos.
 Não é time da esquina não. O treinador que fala quem bate. Se não fica que é ele, ele, outro, aquele outro...
Muricy Ramalho
 <b>Sheik cobrador de pênalti</b>
Não é time da esquina não. O treinador que fala quem bate. Se não fica que é ele, ele, outro, aquele outro... Está determinado desde o quadro da preleção. Quem bate o corner, tudo. Quem treinou bem antes do jogo foram Sheik e Gabriel. Mas a primeira opção é o Sheik, até por ser mais experiente. Tanto é que ninguém foi pegar a bola. 


Gabriel
É um jogador muito interessante, se adapta muito bem a qualquer lugar. Começou de meia, foi para o lado. É um jogador importante, se mexe demais, com muita velocidade pelos lados. Vamos precisar de grupo e ele está crescendo muito. Não é surpresa para mim.
Volta de Ederson
Ederson foi poupado, ficou fazendo reforço muscular, mas quarta-feira já volta. Estamos fazendo as coisas no tempo certo.

Prejuízo da chuva
Tinha que parar um pouco o jogo, mas não precisava suspender. Dar uma parada para enxugar. Eles tiveram bom senso de parar um pouco. Deu sorte que a chuva parou e o campo secou. Acho que nestes minutos iniciais não teve jogo, por isso que estávamos preocupados, com alguma contusão séria. Mas no segundo tempo melhorarmos tivemos a posse de bola mesmo com o campo molhado e voltamos a criar oportunidade pelo lado direito, que é o nosso forte.

Retorno de Alan Patrick 
É um jogador como Ederson. Estamos cuidando muito dele, pois estava com um desequilíbrio muscular muito grande. Ele também ficou gripado, o que atrapalhou. Mas hoje entrou e deu qualidade ao time. Não poderia arriscar de colocá-lo no primeiro tempo. É um atleta que ainda está longe (do ideal), pois parou muito tempo. Estamos com um cuidado muito grande com estes jogadores.

Partida contra o Confiança 
Já estive em jogos lá. As informações são boas em relação ao gramado, um estádio muito bom. Nada de condições excepcionais. Já está tudo programado, mas estamos precavidos, são muitos jogos seguidos e a gente viaja todo jogo. Não podemos perder nossos jogadores. Já vamos perder Guerrero, Cuéllar (convocados para suas seleções), vamos ver na reapresentação o que vamos ter para levar. Esperamos fazer bom jogo lá.

Calendário, desgaste e medo de avião
Problema não é só o calendário. Além parte física, tem parte mental. Passamos por uma... (indo para Brasília) o avião desceu, não desceu mais, voltou, é brabo. Isso mexe com todo mundo. Ainda mais comigo, que não suporto avião. Isso preocupa um pouco a gente. Mas nossa recuperação está sendo boa. Investimos no CT, na recuperação, nas informações. É importante ganhar, mas não estamos fazendo qualquer coisa para ganhar. Ederson poderia jogar hoje, mas poderia ter lesão. Jogou dois jogos seguidos. Mas tem cansaço, tinha alguma coisa de dor. Mas quarta volta. 

Muricy Ramalho - Flamengo x Madureita (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)Muricy Ramalho durante o jogo Flamengo x Madureira, pelo Campeonato Carioca (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Análise geral
A gente tem bom time, um bom plantel. Somos consistente, estamos buscando isso nos jogos e estamos conseguindo. Temos maneira de jogar que vamos manter dentro ou fora de casa. Até porque só jogamos fora de casa. Os jogadores entenderam e compraram a ideia. 

Força máxima na Copa do Brasil
Não tem time alternativo não. O jogo é muito sério. A vantagem é que jogamos sábado, dá para descansar até quarta, amanhã é folga, ficamos um pouco com a família no domingo. Mas é terrível quando viaja, não dorme, não descansa. Vamos com força máxima do jeito que estamos fazendo. Conversar com comissão, fisiologistas... Se acharem que tem jogador com risco de machucar a gente tira. Estamos fazendo isso e está dando certo. 

Apenas uma substituição
Não tinha muitas opções. Queria tirar o Gabriel, mas ele estava fazendo corredor muito bem e a gente não tinha outra opção como ele. Eles são fortes do lado esquerdo e era importante tê-lo ali. Não mudamos muito porque o que tínhamos não ia mudar muito a nossa maneira de jogar. E também eles estavam descansados. Conversamos isso antes do jogo, no vestiário, no intervalo. Opção de não mexer mais foi também por não ter Ederson, Everton, outros jogadores de beirada. 

Eliminar jogo de volta na Copa do Brasil?
Temos que classificar, esse é o pensamento. Passar de fase é o nosso objetivo. Sou antigo no futebol e sei que essa conversa (eliminar jogo de volta) dá muita água para o adversário.

Comentários